Ada Louise Huxtable o descreveu uma vez como "um poeta que por acaso é um arquiteto." Aldo Rossi (1931 - 1997) completaria hoje 89 anos.
Conhecido por seus desenhos, teorias urbanas e por ter recebido o Prêmio Pritzker em 1990, Rossi também dirigiu a Bienal de Veneza em 1985 e 1986, um dos dois únicos arquitetos a tê-la dirigido duas vezes.
A teoria de projeto de Rossi evolui a partir de uma ampla gama de referências: do arquiteto e teorista Adolf Loos, ao princípio do modernismo italiano e mesmo o pintor surrealista Giorgio de Chirico. Seu livro, L'architettura della città (A Arquitetura da Cidade), é considerado uma obra pioneira da teoria urbana. Nele, Rossi argumenta que os arquitetos deveriam ser sensíveis ao contexto cultural e urbano, utilizando o desenho histórico precedente ao invés de tentar reinventar tipologias.
Na prática da arquitetura, Rossi foi, indiscutivelmente, o mestre de sua própria abordagem teórica, como podemos observar em seu projeto mais famoso, o Cemitério de San Cataldo, em Modena.
Saiba mais sobre a obra de Rossi publicada no ArchDaily através das imagens a seguir: